Diário de Estágio

Este é um blog dedicado a pensamentos e devaneios, ideias que brotam na mente de um estagiário que por vezes se encontra à frente de um computador sem nada mais para fazer...

2005/09/23

Diário de Estágio (II)

Antes de mais, devo pedir desculpa aos meus colegas de blog e aos leitores pela minha ausência neste espaço...

O meu estágio tem corrido muito bem, felizmente. O jornalismo económico é mais interessante do que antes julgara, não sendo o "bicho de sete cabeças" que muitos estudantes de comunicação social e jornalismo julgam. Tenho aprendido imensas coisas novas, que me enriquecem enquanto (futuro) profissional e enquanto cidadão.

Aprendi como funcionam os mercados internacionais de petróleo e outras matérias primas. Aprendi como abordar questões de política monetária e orçamental dos governos, a escrever sobre bancos centrais, fixação de taxas de juro, resultados de empresas ou sobre o mercado bolsista.

E agora que falta menos de um mês para o fim do estágio, que planos tenho para o futuro?

Creio que estes se resumem a uma palavra apenas: lutar. Não conto ficar sentado no sofá, à espera que as oportunidades caiam do céu, ou limitar-me a enviar currículos para potenciais empregadores. Há que ir à luta! Se não encontrar oportunidades na minha área, tentarei noutras; e se estas escassearem, ou não me agradarem, tentarei viajar para outro país onde me seja dada oportunidade de dar o meu melhor.

Ao longo dos últimos anos, os meus pais esforçaram-se imenso para me pagar os estudos. É meu dever fazer o possível para começar a sustentar-me o mais depressa possível, nem que tenha de trabalhar na mais humilde das profissões. Pois o trabalho, quando honesto, é sempre digno.

12 Comments:

Blogger bengibson1274 said...

i thought your blog was cool and i think you may like this cool Website. now just Click Here

6:34 da manhã  
Blogger Carlos Costinha de Sousa said...

Carissimo,

É bem verdade o que afirmas de forma tão convicta: lutar!!!
Pois luta que eu vou fazer o mesmo.

Deixa-me só acrescentar que concordo contigo quando afirmas que o trabalho, quando honesto, é sempre digno, mas quero acrescentar que às vezes é preciso fazer alguns sacrifícios (ATENÇÃO: não estou a dizer para deixares de ser honesto! se bem que... :D), como por exemplo trabalhar num jornal que não consideres ser o melhor ou dos melhores.

Não vou citar nomes, mas sabes bem do que estou a falar!

Abraço

5:01 da tarde  
Blogger Filipe Alves said...

lol... eu sei do que tás a falar... mas esse tipo de sacrifícios não faço. Prefiro trabalhar nas obras! Até porque, a bem dizer, aquilo não são jornais. São pasquins. abraço

5:58 da tarde  
Blogger Carlos Costinha de Sousa said...

Sim, sim... Gosto de ver as pessoas a falar assim. Depois vamos ver. Espero que não tenhas essa necessidade mas vamos ver.

Abraço

2:58 da tarde  
Blogger Filipe Alves said...

"Vamos ver"? E tu, eras capaz de trabalhar nesses pasquins? eheheh abraço

2:00 da tarde  
Blogger Carlos Costinha de Sousa said...

Meu amigo, se tivesse essa necessidade podes crer que trabalhava nesses pasquins.
Penso que por muito mau que possa ser o jornal tu fazes o tipo de trabalho que mais te agrada. Embora tenhas que te deixar conduzir pelas linhas editoriais podes sempre tentar melhorar a qualidade do jornal.
Há empregos bem piores do que escrever num pasquim. Acredita que há!

Abraço

3:39 da tarde  
Blogger Filipe Alves said...

Desculpa, mas não concordo. A ética pode não dar de comer, mas permite-nos dormir descansados. E nada justifica a prostituição de uma arte.

4:00 da tarde  
Blogger Carlos Costinha de Sousa said...

São ideias! E como diz o nosso amigo Real: "Ideias são como as vaginas. Quem quer dá e quem não quer não dá"!

Beijinho

12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! street sign bingo http://www.hard-drive-toshiba-notebook-a75-s226.info/Reformattingyourharddrive.html Zyrtec cope colorado bubble butt brown

8:50 da manhã  
Anonymous CARINA said...

olá...
devo dizer que fique contente com o que li! pois os portugueses são tão bons a queixarem-se, mas lutar que é bom...NADA!
Ainda bem que não sou aúnica a pensar assim.
BOA SORTE PARA A TUA A VIDA!
E QUE CONSIGAS ALCANÇAR TUDO O QUE MAIS DESEJAS

10:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read »

4:07 da tarde  
Blogger Loopy said...

Filipe, não podia deixar de te desejar boa sorte! Tenho a certeza que vais conseguir arranjar qualquer cois na tua área sem teres de vender a alma ao diabo, mais cedo ou mais tarde :) Acho mesmo que tens um potencial enorme e ainda te vou ver (ler?) editor :) Beijinhos, Helena

6:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home